Celebração do Navarātrī
- Ashram Urbano Atma Vidya

- 9 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Celebração do Navarātrī
Hoje começa o Navarātrī,, que são nove noite dedicadas as Deví, o aspecto feminino do Divino. Dentro do Tantra e da tradição védica o Divino não é visto como uma pessoa e sim como o Todo, que contem todas as formas, permeia todo o universo e habita no coração de todos os seres.
Shakti ou Deví, representa a mãe de todo o universo, todo o poder, todas as capacidades do Divino, que permite sua manifestação, manutenção e dissolução.
Em cada uma dessas nove noites são exaltados diferentes aspectos da Devī, os três primeiros dias são dedicados a Durgā, aquela que é difícil de ser alcançada, que é a própria causa de todo o universo. Representa o poder de transformação do Divino, e é exaltada para que possamos eliminar as tendências negativas de nossa mente e de nosso coração. Os três dias seguintes são dedicados a Mahālakṣmī, que representa toda beleza, abundância e auspiciosidade, para que nossa vida prospere e nossa mente amadureça com o cultivo dos valores, do discernimento e do Dharma. E os últimos três são dedicados a Sarasvatī, que é todo o conhecimento e que nos conduz em direção ao Eu, a plenitude e felicidade que já é nossa própria natureza.
O décimo dia, chamado de Vijaya Dasami, o dia da vitória, em que Durgā, derrotou um grande Asura (“demônio”), representando a vitória sobre a ignorância e a aquisição do autoconhecimento.
Esteremos celebrando o Navarātrī e contando essa história de Durgā no dia 17 de outubro, quarta às 19h, com meditação e puja (cerimônia) para Devī.
A entrada é franca.
Traga flores e/ou frutas para oferecer na puja e um lanche (sem carnes) para compartilhar.
Seja bem vindo!







Comentários